Você já ouviu falar nas trufas? Estas pequenas iguarias italianas despertam a curiosidade e o paladar de muita gente. Por isso, hoje o Ferramentas Gourmet responde a 10 perguntas sobre estes deliciosos fungos. Vamos lá?
1. Você sabe por que as trufas frescas são caras? Muita gente não tem ideia, mas elas são um produto selvagem, natural. Não é algo que se pode cultivar ou controlar. Embora alguns lugares como Estados Unidos e a Austrália usem bastante tecnologia para isso, o plantio não teve sucesso. Trufas nascem escondidas e precisam ser caçadas com a ajuda de cães farejadores.
2. Você sabia que existem mais de 40 tipos de trufas, mas que nem todas são comestíveis? Na Tartuferia San Paolo – restaurante especializado em pratos com trufas – existem 5 tipos delas à disposição – todas comestíveis, é claro! Conheça o restaurante clicando aqui.
3. Ao contrário do que muita gente pensa a trufa (em francês: truffe; em italiano: tarttufo) não é um doce de chocolate. A trufa é um gênero de fungo subterrâneo da família tuberaceae, a espécie mais rara e nobre de todos os cogumelos.
4. Você sabia que a colheita é feita manualmente com auxílio de cães farejadores treinados para encontrá-las? Antigamente, o procedimento era feito com porcos, animais que também possuem olfato bastante aguçado, mas era difícil de controlá-los para que não devorassem as trufas.
5. Você sabe o que é um tartufaio? É um especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la, além de não ferir a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.
6. Você sabia que o Guinness registra uma trufa branca de 1,5 kg que foi vendida por 125 mil euros a um comprador de Hong Kong? O leilão dessa trufa foi noticiado, assim como o jantar em que ela foi servida. A trufa é a celebridade dos tubérculos.
7. Você sabia que a melhor forma de preservar uma trufa é mantê-la com a camada de terra que ela é vendida? Não pense em limpá-la para guardar!
8. As trufas só nascem próximas a raízes de determinadas árvores (carvalho, cistácea e aveleira), em locais em que o clima é bem úmido. O fato de ter uma de suas árvores favoritas por perto não é garantia de ter uma trufa. E não adianta se ajoelhar e cavar a terra para encontrá-las. Nós, humanos, não temos a competência necessária para achá-las. Somente cães, com seu faro apurado e bem treinados, podem fazer o serviço.
9. Está querendo emagrecer? As trufas vão bem em qualquer dieta: 100g contêm, aproximadamente, 31
calorias (além de 4,5g de proteínas, 2g de gorduras, 0,3g de carboidratos e 8g de fibras).
10. Se você está pensando em visitar a Itália e comprar algumas trufas, é bom esclarecer que “truffa” em italiano não é um fungo, mas crime de fraude. O nome certo é “tartufo”, que pode ser nero (negro) ou bianco (branco).
Quer saber um pouco mais sobre a utilidade destas delicias na gastronomia? Clique aqui.
Deixe um comentário