Se tem uma festa que todo mundo ama é a de Ano Novo! O ano inteiro vamos nos preparando para um dia todo de alegria, amigos, família e novas energias reunidas. E, como toda boa comemoração, não pode faltar comida! Super tradicionais, as ceias de Ano Novo são conhecidas por seus deliciosos sabores, alguns envoltos em lendas e superstições, como a lentilha que simboliza a fartura. Dizem que uma colher de lentilha na ceita promete um ano cheio de felicidade em abundância. Não custa tentar, não é mesmo? Aprenda receitas deliciosas clicando aqui.
Por aqui, nós do Ferramentas Gourmet, estamos animados com a chegada de 2018. Por isso, hoje trouxemos algumas das mais conhecidas tradições de Ano Novo para você se inspirar, repetir ou até mesmo criar a sua, por que não? 😉
Barquinhos de Iemanjá: Todo final de ano várias pessoas costumam presentear a deusa do mar com flores, perfumes, pentes, espelhos e velas. Dizem que a mãe das sereias leva os problemas pro fundo do mar e devolve bençãos em forma de ondas. A cerimônia é linda, mas ainda assim, polui o meio ambiente. Então, neste ano, que tal colocar nos barquinhos apenas presentes biodegradáveis?
Outra tradição que tem a ver com o mar é pular as famosas sete ondas na virada do ano, cada uma representando um desejo para o ano que chegou. Outra interpretação, diz que cada onda representa uma dificuldade e, ao pular por cima delas, você ganha a força da Rainha do Mar para superá-las. Haja trabalho para Iemanjá!
Você já deve ter percebido que quase todas as tradições envolvem o número sete. Ele é um número cabalístico e, para quem acredita, ele simboliza os sete chacras espirituais. Se você deseja ganhar dinheiro no próximo ano, deve se planejar e fazer acontecer, é claro, mas comer sete sementes de romã e guardá-las na carteira até o próximo Réveillon pode ajudar. O mesmo vale para frutas secas e cristalizadas como a uva passa, damasco, figo, ameixa e maçã.
Ainda entre as deliciosas comidas de final de ano, existe o costume de não consumir aves nesta data. Mas por quê? Segundo a lenda, elas ciscam para trás, e trariam um atraso de vida para o próximo ano. O ideal neste caso, seria dar preferencia aos peixes, que sempre se movimentam para frente, estimulando o movimento constante das energias.
As roupas brancas também fazem parte da tradição de Ano Novo. Quem as usa procura atrair pureza, paz e equilíbrio, além de remeter ao começo de uma nova história onde tudo ainda está ‘em branco’. Outra superstição diz que você deve usar uma lingerie nova da cor do que você deseja atrair. Explicamos:
- amarelo significa dinheiro;
- verde traz prosperidade;
- azul emana tranquilidade;
- vermelho atrai o amor.
O vinho simboliza a sabedoria e a vida, além disso, são feitos com uvas, frutas que, segundo a superstição, trazem sorte e prosperidade. Mas por que o espumante? Simples! Tudo nessa bebida traz alegria e comemoração, do simples fato de estourar a garrafa até brindar com os amigos e familiares. Alguns ainda dizem que a bebida esbanja vida na taça, que devem ser de cristal, um elemento purificador.
Leia mais: Sobremesa para o final de ano: Aposte na apresentação do Cheesecake
Deixe um comentário