Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre uma sobremesa que caiu muito no gosto brasileiro: a Banoffee e o seu tradicional recheio de banana e doce de leite. Vamos entender um pouco mais de onde ela surgiu?
O nome Banoffee surgiu da união do nome dos seus ingredientes, Banana e Toffee (caramelo) e depois do seu sucesso da sobremesa, a palavra entrou para a língua para definir qualquer alimento ou produto que tenho o sabor ou o aroma de banana com caramelo.
De origem inglesa, a Banoffee pie foi criada em 1974 no “The Hungry Monk Restaurant”, que pode ser traduzido como o Restaurante do Monge Faminto. O proprietário Nigel Mackenzie e seu chef Ian Dowding chegaram a receita final da Banoffee na tentativa de alterar a receita americana “Blum’s Coffee Toffee Pie”, a qual eles consideravam “não confiável”. A versão americana usava caramelo, o doce de leite, feito a partir do cozimento lento de uma lata de leite condensado fechada durante algumas horas. Certamente, convenhamos que também não tem como ficar ruim, não é?
Muitas tentativas foram feitas, usando maçã e até mandarinas, mas foi somente quando Mackenzie adicionou a banana que encontraram a receita perfeita. A junção da banana com o caramelo de leite condensado foi tão bem aceito pelos seus clientes, assim não tiveram outra opção a não ser deixá-la no cardápio. Virando a sobremesa favorita de muita gente, inclusive da Dama de Ferro, Margaret Thatcher.
Banoffe no Brasil
Usando nosso já conhecido doce de leite e uma das frutas mais consumidas no pais não tinha como dar errado no Brasil. Mas, claro, aqui em terras tupiniquins a receita já foi reinventada diversas vezes. Não apenas simples mudanças nas frutas pelo morango (morangoffee), uva (uvoffee) como até a sua releitura completa na forma de milk-shakes e crepes. Afinal, se tem uma coisa pela qual o brasileiro é conhecido é por sua criatividade, não é mesmo?
Veja mais! Receitas de doces deliciosos para você fazer em casa:
Leandro Silva
Meus parabéns, conteúdo maravilhoso. Vibrei aqui, lendo essa história. Palmas de pé.
Queria apenas saber qual a fonte da informação de que comprova que era a sobremesa favorita da Dama de Ferro. Obrigado pela atenção e mais uma vez, Parabéns
Leandro Silva
O livro The Celebrity Cookbook: Kitchen Secrets of the Rich and Famous; Brooks, Marla (1993), aponta que essa era a sobremesa favorita de Margaret Thatcher, consumida por ela muitas vezes. A curiosidade me consome.
manufakt
Super interessante a informação. Agradecemos por compartilhar.