Você já ouviu falar da doença celíaca? É uma condição que impede a ingestão de glúten, uma substância encontrada, principalmente, nos produtos derivados do trigo, centeio, cevada e malte, como a farinha branca, utilizada em inúmeras preparações culinárias. Para os celíacos, apenas um traço de farinha no alimento pode causar sérios problemas.
A doença é genética e acontece por uma reação exagerada do sistema imunológico à proteína, causando diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças. O sistema reage ao acúmulo da proteína, atacando a mucosa do intestino delgado. Geralmente, a doença dá sinais já nos primeiros anos de vida, mas também pode aparecer na vida adulta.
Se você é celíaco ou convive com alguém que é, é importante conhecer os alimentos que são permitidos, perigosos e proibidos na dieta. Nós do Ferramentas Gourmet listamos alguns alimentos que devem ser evitados. Confira:
PERMITIDOS
- Farinhas, amidos e derivados de: alfarroba, araruta, arroz, batata e fécula de batata, mandioca (e polvilho), milho, milheto, quinoa, sorgo, tapioca, teff, trigo sarraceno, etc.
- Frutas, legumes e leguminosas;
- Oleaginosas;
- Leite de vaca e derivados;
- Proteína de origem animal (carne, peixe, ovos, marisco);
- Açúcar, mel e melaço;
- Compota e marmelada caseiras;
- Azeite e óleos vegetais;
- Fermento biológico fresco e seco;
Alguns ingredientes também são permitidos, entre eles: Glicose, xarope de glucose (ainda que sejam à base de trigo), dextrina, dextrose, maltodextrina ou dextrina de malte, sorbitol, maltitol, lecitina de soja, goma xantana, goma de guar, inulina, levedura, todos os aditivos, à exceção do grupo dos E-14XX.
PERIGOSOS PARA CELÍACOS
- Broa de milho;
- Queijos industriais, iogurtes de pedaços e cremosos;
- Carnes processadas;
- Produtos pré-industrializados, congelados ou ultra-congelados;
- Produtos enlatados e patês;
- Charcutaria;
- Produtos de soja;
- Caldos de cozinha e molhos industriais;
- Vinagre;
- Sobremesas instantâneas;
- Chocolates (tablete e/ou em pó);
- Manteigas e margarinas;
- Fermento químico em pó.
PROIBIDOS
- Farinhas e amidos de: trigo e variantes (triticale, espelta, kamut, etc.), centeio, cevada, aveia;
- Malte e extrato de malte;
- Pão e produtos de pastelaria/confeitaria;
- Bolachas e biscoitos;
- Massas alimentícias;
- Iogurtes com cereais;
- Farinheira e alheira;
- Sopas de pacote;
- Salgados;
- Delícias do mar e variantes;
- Pizza;
- Lasanha, canelones e raviólis;
- Cerveja;
Alguns ingredientes também são proibidos: Trigo, centeio cevada e aveia, cereais, amido de cereais proibidos, amido cuja origem não é revelada, proteína vegetal cuja origem não é revelada, fibras alimentares cuja origem não é revelada, proteína hidrolisada de trigo sem indicar a origem, malte e xarope de malte, extrato de malte aditivos do grupo E-14XX.
A próxima edição especial da revista Sabor Saudável da Ceraflame vai trazer receitas da Pati Bianco, do Frufruta, com receitas para quem tem restrições alimentares. Confira algumas no site dela clicando aqui.
Confira outras receitas das edições anteriores aqui.
Andréa
Olá!
Gostei muito das explicações e detalhadas.
Mas infeliznente fico na dúvida em muitas coisas sobre levedura natural e goma xantana, pois são introduzidas na maioria das receitas oferecidas como sem glúten e sem leite. Ou seja, os alérgicos podem consumir?
Grata
manufakt
Olá Andréa, tudo bem? Ficamos muito felizes que gostou do nosso artigo.
As dúvidas são frequentes mesmo, você não está sozinha nesta. Elas surgem ao longo da jornada.
A goma xantana pode sim ser utilizada, não teria nenhuma restrição em relação o glúten.
A levedura natural deve ser mais especificada, você consegue o cultivo de levedura de diversas formas, inclusive no trigo. Por exemplo: a levedura de cerveja não poderia ser utilizada.
Esperamos ter ajudado.
Conte conosco!