Se você quer aprender sobre o mundo dos vinhos, deve saber já de largada algo bem importante: os vinhos varietais têm entre 75 a 90% de uma única uva. Já os vinhos de corte têm em sua origem duas ou mais castas de uva. Você sabia disso?! Nós, do Ferramentas Gourmet, adoramos esse tipo de assunto e fomos pesquisar para trazer um pouquinho de conhecimento sobre o mundo dos vinhos pra você !
Em resumo: os vinhos varietais são vinhos feitos com um único tipo de uva, ou com predominância de um tipo de uva. Enquanto vinhos de corte são vinhos de misturas de tipos de uvas.
Pela lei brasileira um vinho, para ser considerado como varietal (trazendo um único nome de uva no rótulo) precisa ter ao menos 75% desta uva. Quando você lê no rótulo de um vinho, por exemplo, Chardonnay, quer dizer que a maior parte das uvas presentes neste vinho é Chardonnay, podendo inclusive ser 100%. O melhor máximo de grandes varietais são os vinhos da Borgonha, em em sua maioria são 100% Pinot Noir (nos tintos) e 100% Chardonnay (nos brancos). A informação é de Marcelo Copello, para Veja Rio, coluna Vinoteca.
Quer continuar a aprender sobre mundo dos vinhos?
Então vamos te fazer uma pergunta: você sabia que o vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo?
Pois é … e com o passar do tempo as suas características foram se alterando seja devido às características físicas e geográficas da região de cultivo, ao grande número das variedades de uvas ou às diferentes técnicas de produção.
Vamos aprender mais sobre o mundo dos vinhos?
A Vilaggio Grando é uma vinícola catarinense, da região oeste do estado. Você já ouviu falar?
Eles têm vinhos estilo varietal e de corte, ao exemplo do delicioso rótulo Pinot Noir – Safra 2014 . Um vinho varietal feito com o estilo da Borgonha, terra do Pinot Noir. Foi elaborado com leveduras selvagens e estagiou 3 anos em carvalho francês novo de tostagem leve. Gostou da dica? Então continue a aprender sobre o mundo dos vinhos com a gente, aqui no Ferramentas Gourmet! Também da catarinense Villaggio Grando, destacamos o Innominabile, um vinho inclusive premiado, feito a partir do corte de 7 varietais: cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, petit verdot e marselan.
Com esses exemplos, você ganhar dicas para aprender sobre o mundo dos vinhos e passa a se apaixonar ainda mais e mais por esse universo incrível. Mas, de nada adianta um bom vinho, sem um excelente acessório por perto!
Um bom saca rolhas é indispensável quando o assunto é apreciar um bom vinho e aprender sobre o mundo dos vinhos. Um modelo que nós adoramos está na Manufakt, loja online especializada em produtos gourmet. É o modelo Nebbiolo, da marca Italiana Legnoart, que há 70 anos produz peças incríveis em madeira!
Agora, com dicas para colocar em prática, basta escolher um bom vinho e começar a semana!
Depois, conta pra gente: ao seu paladar, qual é melhor? Varietal ou vinho de corte?
Deixe um comentário