Dill, alecrim e tomilho. Aprenda a usar agora!
Dill, alecrim e tomilho são nossas escolhas de hoje. Nós, do Ferramentas Gourmet, sabemos bem da importância de um bom tempero na hora de preparar as deliciosas receitas que ensinamos por aqui. Quando usados da maneira certa eles dão mais sabor e aroma às nossas receitas. Afinal, uma comida bem temperada não precisa de tanto sal, não é mesmo? Além disso há mais benefícios de se usar os temperos na alimentação, já que eles são sinônimo de saúde.
Nós já falamos sobre alguns temperos aqui. Confira 🙂
Hoje, trazemos para você algumas dicas de como usar e armazenar o Dill, o Alecrim e o Tomilho. Vamos conferir?
Dill
Parente da erva doce, o dill é fundamental na culinária. Suas folhas devem ser picadas bem finas e usadas para temperar peixes assim como frango. Experimente também usá-lo para acompanhar ovos, pepinos, batatas, ou também em saladas e molhos brancos. Além disso, os raminhos podem ser usadas na decoração e finalização do prato. Fica lindo! Ao mesmo tempo, para a saúde, muitos benefícios: o dill é diurético, combate as cólicas e a hiperacidez estomacal, também é ótimo para combater a insônia.
Alecrim
Logo após, outro tempero incrível no mundo da gastronomia é o alecrim, super aromático. Você gosta? As suas folhas podem ser usadas para temperar carnes de carneiro, porco, cordeiro, boi e frango, além de vitela, lingüiça, molhos, batata e legumes. Se preferir usar os ramos inteiros, não esqueça de retirar antes de servir!
O alecrim também é ótimo em marinadas. Quer uma dica? Deixe a carne descansar por 12h no tempero para então levá-la à panela ou churrasqueira.
Por fim, também traz importantes benefícios para a saúde: o óleo essencial do alecrim é espasmolítico e digestivo, ótimo para casos de fadiga e pressão baixa. A tintura feita com a erva também atua contra dores musculares e de cabeça.
Tomilho
Por fim, vamos falar do tomilho?
Seus talos são durinhos e, por isso, aconselhamos tirá-los. Use somente as folhas se a intenção for colocar direto no prato. Separe as folhas do talo tirando-as na direção contrária ao crescimento. Com seu sabor apimentado, o tomilho dá um toque especial a carnes em geral, especialmente de porco, e molhos de tomate. É um tempero ótimo para combater infecções, assim como gripes e bronquites.
Para armazenar as ervas frescas na geladeira basta lavar e secar bem. Em seguida, embrulhe as ervas em papel toalha úmido e guarde num pote de tampa hermética, como os da OXFORD, que são ótimos para organização funcional da casa e cozinha.
Conta pra nós qual o seu tempero favorito na cozinha!
Ilca Abreu
Adorei o aprendizado. Tenho uma casinha no campo e lá cultivo, tomilho, oregano, sálvia, alecrim, manjericão roxo e verde e anis. Apesar de ter vivido uma temporada na França, ñ lembrava das “ervas de Provence. Foi ótimo. Obrigada
manufakt
Agradecemos muito seu feedback. Continue conosco! =)
MARCIA DE DEUS
Excelente matéria! Obrigada!
Cada vez mais, focamos nos cuidados com alimentação!