Um peixinho assado, comprado logo que os pescadores chegam na beira do mar é uma das coisas mais gostosas de se fazer na praia, não é mesmo? Quando comprado e feito corretamente, com facas para peixe adequadas, pode ser consumido no litoral, na cidade, no campo … vai ser sempre uma boa opção! Mas você sabe como comprar, conservar, limpar e temperar peixes? São as dicas que estamos trazendo para vocês hoje!
Etapa 1 – Compra
Para iniciar temos que trazer aquela conhecida frase: “Peixe bom é peixe fresco”.
Após serem retirados do mar, quanto mais rápido forem consumidos, melhor será o seu sabor. Afinal, o peixe é um produto super perecível! Outra dica é comprar sempre em lugares de confiança. Prefira sempre locais que você já conheça e que contam com uma boa estrutura de armazenamento. A temperatura do local onde o peixe está sendo vendido também é importante. Os peixes frescos devem estar no gelo, entre -1 e 3ºC. Os resfriados devem estar no máximo a 3º e os congelados no máximo em -12º. Deve-se ter cuidado também com algumas características a serem vistas. O peixe tem um odor conhecido, mas não deve ser muito forte ou desagradável. A pele deve estar brilhante, as escamas bem aderidas ao corpo e as brânquias avermelhadas.
Etapa 2 – Conservação
Agora que sabemos como realizar corretamente a compra do peixe, vamos à conservação. Depois da compra, o melhor a fazer é limpá-lo com facas para peixe, lavá-lo e tirar todas as vísceras. Guarde o peixe na parte mais fria da geladeira e consuma em até 2 ou 3 dias da refrigeração. Se for consumir após um período maior de tempo, o ideal é congelar o pescado. Assim, a validade passa a ser de três meses. Na hora de descongelar, tire do congelador e descongele na geladeira, na noite anterior ao preparo. Isso porque se for descongelado em água corrente, o peixe pode estragar. DICA: para que não se perca o sabor, nem a textura, e para evitar contaminação, o peixe não deve ser congelado novamente.
Etapa 3 – Limpeza
Para essa etapa, é importante deixar alguns materiais necessários e escolher facas para peixe adequadas. Primeiramente, separe uma boa tábua, como por exemplo, a Tábua de Corte Legnoart Chef´s Place disponível na #Manufakt, de tamanho grande para melhor manuseio e trabalho com o peixe, quando for usar suas facas para peixe. Inclusive, aqui no Ferramentas Gourmet, já temos dicas de tábuas, você lembra? Agora sim, vamos falar das facas para peixe. Facas para peixe considerada ideais são como a faca Fileteira Nesmuk Soul, da Manufakt. É uma peça que proporciona extrema afiação, fácil manuseio e trabalho sem fadiga. O primeiro passo ao usar as facas para peixe é escamar, segurando o alimento em água fria. Raspe e retire toda a escama no sentido do rabo à cabeça. Depois, remova as espinhas grande, pressione os dedos para sentir as menores e puxe-as com uma pinça. Já sem escamas e espinhas, que tal passar sal para retirar os resíduos e esfregar ½ limão para retirar os odores?
Etapa 4 – Tempero
Para peixes assados ou grelhados, o tempero pode ser simples: sal e limão. Para quem quer sabor mais forte, uma pimentinha, endro, manjerona ou tomilho. Já para o peixe frito, o tempero deve ser mais intenso. Sal, limão e ervas. Fica uma delícia.
Se você gosta de seguir receitas, deixamos aqui uma de tempero para filés: 200 ml de azeite, 1 ramo de tomilho fresco, 1 de salsa, 1 dente de alho picado, 1 cebola picada, 1 pitada de colorau, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Agora que passamos por todas as etapas, o peixe deve estar ficando pronto!
Aproveite e não deixe de ter em casa os equipamentos necessários, como as facas para peixe. O verão está chegando e já está na hora de consumir ainda mais esse delicioso ingrediente.
Deixe um comentário