Nós somos apaixonados por gastronomia e isso você, Leitor Gourmet, já sabe, não é mesmo?
Por isso, no post de hoje vamos falar dela que está presente em muitas receitas e muitos momentos do seu dia, trazendo cremosidade e muito sabor para todos os tipos de prato, dos doces aos salgados. Estamos falando da manteiga! Vamos te dar uma super dica para que você aprenda a guardar a sua manteiga preferida em casa, preservando o sabor e a qualidade dela com requinte e praticidade!
Preparados?
Te convidamos a continuar lendo esse post e conhecer alguns tipos e diferenças entre elas. Vamos lá?
A manteiga é composta, basicamente, por gordura, água e lactose. Por isso, tem alto teor de calorias e gorduras saturadas. Assim, independente de qual seja a sua escolha, é importante consumir com moderação, combinado?
Ghee e Clarificada: são a mesma coisa?
Não! o processo é muito parecido e, de certa forma, a Ghee também é clarificada. Mas há diferenças no processo de produção. Enquanto a manteiga clarificada é produzida apenas a partir da remoção – por aquecimento – de partes de água e componentes sólidos do leite, a ghee é fervida juntamente a estes componentes do leite por um longo tempo. O resultado? Uma caramelização que dá cor, aroma e sabor acastanhado a ela. Isso faz com que a ghee ganhe um sabor mais forte e concentrado, lembrando muito amêndoas também no aroma.
Manteiga de garrafa
A nossa queridinha nacional se difere das outras por sua técnica de preparo. Aqui a nata do leite é cozida até que não reste mais água, apenas gorduras e substâncias sólidas do leite, o que confere a ela um sabor característico e muito apreciado por nós aqui do Ferramentas Gourmet!
Você sabia disso?
Qual o tipo de manteiga que você mais usa?
Ah, e a dica para guardar sua manteiga preferida é essa: produzida pela Ceraflame, fábrica especializada em cerâmicas que a gente sempre fala por aqui. Eles são de Santa Catarina, na cidade de Rio Negrinho, e produzem produtos atóxicos, livres de metais pesados. São 100% nacionais, o que nos enche de orgulho. A manteigueira está disponível em várias cores e tem capacidade para 250 g. Você pode clicar aqui para saber como utilizar a peça e guardar manteiga, sempre preservando seu sabor e qualidade.
Ah, e mais uma dica: as peças da Ceraflame (panelas, assadeiras, caçarolas e chaleiras) retém o calor dos alimentos, aceleram o preparo das refeições. Sabe o que isso significa? ECONOMIA de tempo e de gás na sua cozinha! Clique aqui e saiba mais!
CHarito Peraza
Amei a explicação da manteiga de garrafa e tenho uma pergunta é a seguinte a manteiga de garrafa pode se considero um tipo de manteiga clarifica? porque o processo é semelhante porem com a diferença de que a manteiga de garrafa é feita com a nata do leite
Aguardando uma resposta na pergunta que fiz para o mais breve possível
De antemão muito obrigada
manufakt
Olá, tudo bem? Agradecemos pela pergunta! A manteiga de garrafa é um tipo de gordura tradicionalmente utilizada na culinária nordestina do Brasil, especialmente na região do sertão. É feita a partir do processo de clarificação da manteiga, onde a água e os sólidos do leite são removidos, deixando apenas a gordura. Portanto, sim, pode ser considerada uma forma de manteiga clarificada. No entanto, as técnicas de preparação e o sabor podem variar dependendo da região e da tradição culinária específica.