O que é cutelaria? Cutelaria é a técnica milenar de confeccionar instrumentos cortantes é uma das mais antigas da humanidade. O ofício com status de arte consiste na fabricação de todos os utensílios metálicos de corte, por exemplo, facas, canivetes, adagas, machados, punhais, navalhas, etc.
Com o tempo, a técnica foi aperfeiçoada pelo homem e hoje mescla a tecnologia com as técnicas dos primórdios da profissão. No Brasil, a cutelaria é um mercado em constante crescimento, com numerosos e renomados especialistas no assunto.
Mas você sabe como esse ofício se desenvolveu até se tornar o que é hoje?!
A história da cutelaria
A história da cutelaria data do início da civilização. Já na Idade da Pedra, os homens usavam pedra lascada para fabricar armas e ferramentas rudimentares. O período que se seguiu foi a Idade dos Metais, o último da pré-história, quando foram descobertos os metais, o que significou novas possibilidades de progresso para a humanidade.
O metal, por ser um material bem mais maleável e resistente do que a pedra, podia assumir formas e funções muito mais sofisticadas. Essa descoberta permitiu aperfeiçoar a agricultura e a caça. Ou seja, a cutelaria e a figura do cuteleiro (ou ferreiro) assumiu um papel importante no progresso das sociedades.
O primeiro metal descoberto pelo homem foi o cobre, que apesar da baixa resistência, permitiu a criação dos primeiros utensílios e armas especializadas. Em seguida, foi descoberto o bronze, mais duro e pesado.
Logo após a descoberta do fogo (cerca de 7.000 a.C.), o ser humano aprendeu a manipular melhor o metal, o que permitiu o desenvolvimento do primeiro modelo de faca de dois gumes, realizadas a partir do cobre. Então, mais tarde, o bronze foi empregado na criação da faca de um gume.
Para transformar os metais em ferramentas de corte, as sociedades antigas os moldavam em fornalhas em altas temperaturas. Mas a cutelaria só assumiu os moldes mais tradicionais, os quais manteve até o início da Idade Moderna, quando surgiu o ferro (2.000 a. C.). As ligas metálicas, que uniam ferro e bronze, foram desenvolvidas e trouxeram ainda mais evolução à prática do cuteleiro.
A cutelaria moderna
Nos dias atuais, não apenas podemos encontrar milhares de modelos a disposição no mercado, como um específico para cada uso e tipo de corte. O aço, resultante da ligação do ferro e do carbono, é protagonista na produção de lâminas, destacando-se por sua grande durabilidade, resistência e afiação.
Aliás, você sabia que existem diferentes tipos de aço, um para cada uso específico nas lâminas? A matéria-prima tem como variedade: os aços carbono, aços ligas, aços damasco e aços inoxidáveis.
Na cutelaria moderna, a fabricação é cada vez mais refinada e os modelos de facas valorizados não só pelo seu desempenho e poder de corte, mas pela beleza de suas formas.
Na gastronomia, as peças com design exclusivo, de fabricação artesanal, são itens cobiçados por quem ama cozinhar. Facas próprias para legumes pães, queijos, cada tipo de carne; afinal, cada ferramenta é um item único para fazer da cozinha um lugar personalizado e funcional.
Confira a seguir alguns modelos disponíveis na Manufakt:
FACA DO CHEF TWIN CHEF 2 ZWILLING
Uma excelente escolha para jovens talentos e cozinheiros que buscam a melhor relação entre preço e qualidade.
A lâmina, feita de aço especial inoxidável, permanece afiada por muito tempo e possibilita grandes sucessos gastronômicos.
FACA ARTESANAL DE LEGUMES Y3 TRIPLA CAMADA DE AÇO CARBONO HOHENMOORER
A faca artesanal de legumes Y3 da Hohenmoorer tem tripla camada de aço carbono e cabo em carvalho defumado. É ideal para cortar legumes e não deve ser usada em itens duros. A peça feita na Alemanha faz referência a uma faca vegetal japonesa – um Nakiri – e pode ser usado de forma semelhante.
CUTELO AÇO INOXIDAVEL 6 ZWILLING GOURMET
Zwilling Gourmet é a linha ideal para chefs que desejam que suas facas do dia a dia sejam excepcionais. A produção da lâmina a partir de uma única peça a torna mais leve permitindo a máxima mobilidade.
Fabricadas na Alemanha, essa Cutelo em Aço Inoxidável 6″ da Zwilling Gourmet são feitas de aço de fórmula especial que combinada com a técnica de endurecimento da Zwilling torna as lâminas mais duras, mantendo sua afiação por mais tempo.
Leia mais artigos semelhantes:
Faca de Chef Nesmuk Soul: conheça suas funcionalidades
Deixe um comentário