A fermentação natural é o processo de fabricar o fermento de forma caseira, sem conservantes, ao contrário daquele comprado pronto. Também conhecido como levain, o fermento natural ou caseiro consiste em uma cultura de micro-organismos e lactobacilos que fazem bem para a nossa saúde.
O pão feito com fermento natural, no passado mais comuns em nossas mesas, agora está em alta. Não é novidade que ele é muito saboroso, mas você sabia que ele é também mais saudável que o tradicional pãozinho de padaria?
Conheça os benefícios da fermentação natural:
- O fermento natural possui lactobacilos não encontrados no fermento biológico, que regulam a flora intestinal.
- Tem baixo índice glicêmico. Ou seja, tem uma baixa capacidade de aumentar a quantidade de açúcar no sangue, ajudando na sensação de saciedade e na perda de peso.
- A digestão é mais fácil com pães feitos com a fermentação natural. Isso ocorre também porque, no caso dos pães comuns, a fermentação termina no organismo, e nos pães de fermentação natural, a maior parte do gás carbônico é liberada durante o processo.
- Nas massas de fermentação natural, não há adição de conservantes no fermento, sendo estas mais nutritivas que as fabricadas pelo método de fermentação comum.
Agora que você já conhece os benefícios da fermentação natural, que tal aprender a fazer seu próprio fermento? E você não imagina o quanto é fácil! O processo é lento, por isso o importante é ter paciência e respeitar todas as etapas. O resultado? Um pão saudável e muito saboroso, com uma casca crocante e um miolo macio, cheio de furinhos.
Os únicos ingredientes necessários são água e farinha. Depois de juntar os dois, é preciso “alimentar” a mistura por alguns dias e deixar a natureza agir por conta própria.
Quer saber como fazer o fermento em casa?
- Num pote de vidro, coloque 2 colheres (sopa) de água (20 g), 3 colheres (sopa) de farinha (20 g) e misture por cerca de 5 minutos.
- Cubra o pote com um pano limpo e deixe-o descansar por 24 horas, na sombra.
- Depois, coloque mais 2 colheres (sopa) de água, 3 colheres (sopa) de farinha no pote e misture bastante. Cubra com o mesmo pano e deixe descansar por mais 24 horas.
- Faça o mesmo processo por 5 a 10 dias, acrescentando as mesmas quantidades de água e farinha ao pote. Quando começar a aparecer bolhas na mistura, feche o pote com uma tampa e coloque-o na geladeira.
O fermento natural se mantem vivo na geladeira por até 10 dias, sem ser alimentado. Para fazer pão, não utilize o fermento se ele não foi alimentado nas últimas 24 horas, pois ele pode estar muito ácido. Antes de utilizá-lo, alimente-o com água e farinha e mantenha fora da geladeira por algumas horas.
O fermento ficou pronto? Então é hora de experimentar uma deliciosa receita de pão com fermentação natural! Pode ser pão branco, integral, de centeio, de milho e até pão doce.
Na Manufakt, você encontra tudo o que precisa para fazer e degustar o seu pão. Desde rolo de policarbonato para abrir a massa até tábuas e facas próprias para o corte de pão.
Usar a faca correta, com o fio próprio para pães, garante o corte das cascas firmes de alguns pães, sem danificar o miolo. Olha só o design da faca Damast, da Böker , com cabo em madeira preta e lâmina em aço damasco!
Deixe um comentário