O que seriam das massas, pães e, principalmente, dos hambúrgueres se não existissem os queijos, não é mesmo? Seja para acompanhar um prato, dando um toque final ou até mesmo degustado puro com um bom vinho, o importante é acertar no formato do corte para evidenciar todas as características de cada tipo.
#DicaFerramentasGourmet: cada fatia deve ter uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, ou seja, cada pedaço deve ser uma miniatura do queijo em sua forma original para apreciar todos os sabores, texturas e aromas.
Como bons cheeselovers, nós do Ferramentas Gourmet, aproveitamos para ensinar qual a melhor forma de cortar cada tipo de queijo. Vamos lá?
- Os queijos redondos como camembert, brie francês e minas devem ser cortados em triângulos, como um bolo;
- Tipos redondos e altos, como o gorgonzola, gruyère e emental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (triângulos grandes). A cunha poderá ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta.
- Já os muito cremosos no centro, como o serra da estrela, devem ser apreciados tirando delicadamente a parte de cima da crosta com uma faca (corte em forma de cruz) para servir a massa cremosa com uma colher ou espátula.
- Já os queijos em forma de pirâmide (geralmente de cabra) devem ser cortados em triângulos como uma estrela de 6 pontas.
- Queijos cilíndricos, como o provolone, devem ser cortados em fatias grossas e depois divididos em triângulos.
- Queijos muito duros como o parmesão, devem ser quebrados em pedaços irregulares com uma espátula de ponta, como se estivesse “cavando” o queijo.
- Queijos retangulares como prato e mussarela, são cortados em fatias grossas e depois em palitos .
Para facilitar a hora de cortar e degustar os queijos é necessário também utilizar as ferramentas certas, não é mesmo? Por aqui nós não cansamos de falar das facas Legnoart, por isso hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre este lindo Set de 3 facas para queijos Fromager?
O conjunto versátil contém 1 faca para queijo cremoso, 1 para queijo duro e 1 para queijo macio. Suas lâminas são forjadas em aço japonês 420 que depois são habilmente afiadas à mão. O cabo em madeira clara traz firmeza e estilo para a peça. Além disso, ela pode ser o presente ideal já que acompanha uma luxuosa caixa de madeira maciça. Tudo assinado com exclusividade pelo designer italiano Enrico Albertini. Incrível não é mesmo? Você pode comprar agora na Manufakt. 🙂
*Informações e foto de O que do Queijo
Deixe um comentário