As receitas da 3ª edição especial da revista Sabor Saudável harmonizam os pratos com alguns dos melhores rótulos de vinho nacionais
Você conhece alguém que abriu mão da carne na sua alimentação? Provavelmente a sua resposta foi sim, não é mesmo? Isso porque estilos de vida como o vegetarianismo e o veganismo têm ganhado cada vez mais adeptos no mundo e também aqui no Brasil.
Segundo a última pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos atualmente. Parece pouco, mas isso representa mais de 29 milhões de adeptos no país. Quem é contra o consumo de carne, justifica a escolha baseado em um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Pensando nisso, a Ceraflame, marca referência em utensílios de cerâmica, convidou Ana Gonçalves, Nutricionista do Gastronomia e Nutrição Consultoria Empresarial, para criar uma receita que agrada carnívoros, vegetarianos e veganos, – aqueles que não consomem nenhum tipo de produto de origem animal, como leite, ovo e queijo – na sua 3ª edição especial da Revista Sabor Saudável, que reúne receitas e harmonizações com alguns dos melhores rótulos nacionais.
Nesse caso, o vinho escolhido foi o Brut 2016, da vinícola Villaggio Grando, um espumante produzido pelo método charmat, elaborado a partir das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, o que faz dele um espumante refrescante e jovem, de muito frescor na boca e aromas frutados, perfeito para agradar todos os paladares. O tempo de preparo da receita é de 45 minutos e rende duas generosas porções.
Ingredientes
- 300g de aipim (ou mandioca);
- 100g de tofu defumado;
- 100g de tomates;
- 110g de cebola;
- 60g de alho poró;
- 60g de cenoura;
- 100g de coco fresco ralado;
- 20g de pimentão verde;
- 20g de pimentão amarelo;
- 20g de pimentão vermelho;
- 10g de gengibre fresco;
- 5g de açafrão da terra;
- 5g de alho;
- 20g de coentro fresco;
- 5g de páprica defumada;
- 70 ml de azeite de oliva extra virgem;
- 1 l de água;
- 100 ml de água morna;
- 20 ml óleo de girassol ou uva;
- Sal de pedra (malásia ou pérsia) a gosto;
- Pimenta Sichuan
Pré-preparo: Lave todas as hortaliças em água corrente e deixe-as em água hipoclorada por 20 minutos. Enxague com água potável. Descasque o aipim e corte-o em pedaços. Pique a cebola, o tomate, a cúrcuma, o gengibre, a raiz e o talo do coentro. Amasse o alho. Retire a semente e a parte branca dos pimentões e corte em brunoise. Corte o tofu em cubos.
Modo de Preparo: Para o caldo de legumes, ferva em 1 l de água o alho poró, a cenoura, 80g de cebola e o açafrão da terra (cúrcuma). Para fazer o leite de coco, liquidifique o coco ralado com 100 ml de água morna e coe. Já para o azeite de páprica defumada, basta aquecer 50 ml de azeite com 5g de páprica defumada.
Bobozinho: Cozinhe o aipim no caldo de legumes. Reserve a metade com 200 ml do caldo e a outra metade deixe em pedaços. Refogue no óleo de girassol (ou uva) o gengibre, junte o alho, acrescente a cebola, depois os tomates e a pimenta Sichuan, até desmanchar. Processe ou liquidifique esse refogado com o aipim e o caldo reservados, até formar um creme homogêneo.
Doure o tofu no azeite de páprica defumada. Coloque na panela o creme de aipim, os pedaços de aipim e adicione o tofu. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente os pimentões, o coentro e misture. Corrija o sal. Apague o fogo e deixe descansar por 5 minutos, sempre tampado, antes de servir. Sirva com arroz Basmati ou Integral.
Para quem quiser conferir outras receitas, basta clicar aqui acessar o site da Ceraflame para ter acesso a todas as edições da revista, incluindo as especiais.
Deixe um comentário