Olá, Leitores Gourmet! Hoje vamos falar sobre um assunto delicioso, as farinhas! Normalmente utilizamos as farinhas de trigo e de mandioca nas nossas receitas, mas não existem apenas essas. Basicamente, todos os alimentos têm potencial para virarem farinha, e hoje vamos falar um pouco mais sobre esse ingrediente tão importante na nossa culinária.
O principal motivo pelo qual as pessoas evitam consumir a farinha de trigo é por ela conter glúten, por isso, pessoas celíacas por exemplo, devem evitar seu consumo. Para além das restrições alimentares, muitos ainda optam por farinhas feitas à base de grãos e oleaginosas em busca de uma vida mais saudável e nutritiva. Vamos conhecer algumas delas?
Farinha de amêndoas
Esta farinha é especial por conter uma alta dose de vitamina E, um antioxidante poderoso que auxilia na regeneração celular. Ela pode substituir a farinha de trigo na preparação de biscoitos, bolos, brownies, cupcakes e até mesmo nas receitas salgadas na hora de empanar.
Farinha de arroz
Esta é uma das opções mais acessíveis em relação ao preço e também na versatilidade, já que ela pode ser encontrada nas versões branca e integral. Além de não conter glutén, essa farinha é rica em fibras, minerais e vitaminas do complexo B, contribuindo para o funcionamento do intestino e a saúde do coração. Você pode usá-la para preparar pães, pudins, vitaminas e o que mais sua imaginação quiser!
Farinha de aveia
Esta é a opção ideal se você está querendo emagrecer, já que ela é rica em betaglucana, uma fibra que retém água, formando uma espécie de ‘gel’ no estômago, aumentando a sensação de saciedade. A betaglucana também tem a vantagem de capturar o colesterol presente no sangue. Ou seja, esta farinha é uma ótima aliada do seu coração! Use nas preparações de panquecas, bolos, massas e mingaus!
Agora que você já conhece os tipos de farinhas, que tal aprender a fazer aquela torta de maçã para ninguém colocar defeito? Vamos lá!
Massa
90g de manteiga
200g farinha de trigo, ou não!
1 pitada de sal
130g de açúcar
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de água
Recheio
1kg de maçã sem casca e picadas
100g de açúcar
80g de manteiga
50g de uva passas
50g de amêndoas em lascas
Canela a gosto
Modo de preparo
Massa: Em um recipiente, misture a farinha com a manteiga gelada cortada em cubos até que se forme uma “farofa”. Em seguida, junte o ovo, açúcar, sal e as duas colheres de água, sove até que fique homogêneo. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira por no mínimo 1h30.
Recheio: Derreta a manteiga e junte o açúcar. Misture bem e, em seguida, acrescente a canela e misture. Disponha as maçãs sobre a mistura e deixe cozinhar. Em seguida, salpique as uvas passas e as amêndoas. Desligue o fogo e reserve.
Montagem: Cubra a assadeira da Ceraflame com a massa e reserve um pouco da massa para fazer o trançado em cima.
Disponha o recheio e, em seguida, com tiras finas de massa faça um trançado sobre a massa. Cole as pontas pressionando-as a borda. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºc por 25 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Sirva em seguida!
Quer mais receitas? Então clique aqui! 🙂
Deixe um comentário