Um prato rico em gorduras é necessariamente ruim? Saiba que nem sempre! Existem diferenças entre os tipos de gorduras presentes nos alimentos e é exatamente sobre isso que nós, do Ferramentas Gourmet, vamos falar hoje.
Vamos começar esclarecendo que existem inúmeros tipos de gorduras, mas elas podem ser classificadas, basicamente, em dois tipos: gorduras insaturadas (as boas!) e as saturadas/trans (inimigas da nossa saúde!). As gorduras insaturadas têm o poder de reduzir os triglicerídeos no sangue e o colesterol ruim, conhecido como LDL, aumentando a quantidade de HDL, o colesterol bom para a saúde do nosso organismo, principalmente do nosso coração. Isso porque ao diminuir as placas de gordura no nosso sangue, a pressão arterial também diminui, o que evita infartos e derrames cerebrais.
Elas ainda podem ser dividas em monoinsaturadas e poli-insaturadas, esta última, extremamente rica em ômegas 3 e 6, que trazem vários benefícios para a nossa saúde, como você pode conferir no nosso post sobre doenças sazonais, clicando aqui! Quer saber quais alimentos possuem esse tipo de gordura? Peixes, alimentos de origem vegetal, azeite extravirgem, nozes, avelã, abacate, açaí, ovos, queijo branco, chocolate escuro, óleo de coco, semente de chia, entre outros.
Já as gorduras ruins, quando consumidas em excesso, podem surtir o efeito contrário das gorduras boas, aumentando as placas de gordura no sangue, contribuindo para a hipertensão arterial, além do surgimento de outras doenças como a obesidade e a diabetes, por exemplo. Por isso, verifique sempre nas embalagens dos produtos se há presença de gordura trans – que nada mais é do que óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para se transformar em gorduras sólidas, melhorando a consistência e também aumentando o tempo de conservação de alguns alimentos, como manteigas, creme de leite, iogurte e azeite de dendê, bacon, produtos panificados e biscoitos recheados.
Mas, calma! isso não significa que você precisa parar de consumir esses alimentos, afinal, como faríamos uma boa moqueca sem azeite de dendê, não é mesmo? Aliás, se quiser aprender a fazer uma receita diferente, clique aqui! O importante mesmo, como sempre falamos por aqui, é consumir com moderação e optar também por alimentos e formas de preparação mais saudáveis, como utilizar panelas de cerâmica que não contaminam os alimentos com resíduos metálicos, como as da Ceraflame que você pode comprar na Manufakt Store!
Quer uma dica final? Liste os alimentos que você mais consome durante a semana e converse com seu médico sobre qual a proporção segura de gorduras saturadas para o seu organismo!
Deixe um comentário