Originárias da Europa, as trufas são fungos que nascem e crescem naturalmente nos pés de árvores como o carvalho e as castanheiras. Diferente do que muitos pensam, não existem plantações de trufas e, para “caçá-las” é preciso da ajuda de cães farejadores. É por isso que, nem sempre, é possível encontrar trufas frescas no mercado.
Dizem que antigamente eram usados porcos na caça pela iguaria. No entanto, os “gulosos” as achavam e as comiam. Por isso, foram trocados pelos cães: mais ágeis e menos famintos! Apesar de terem sido descobertas há muitos anos, essa rara iguaria é cada dia mais desejada pelos amantes da boa gastronomia. Cor, aroma e sabor são características que fazem delas um produto ímpar.
Existem dois tipos de trufas: a negra e branca, sendo a segunda mais rara e mais cara, pois nasce apenas entre os meses de outubro e dezembro. Cidades italianas de Alba, na região do Piemont, e San Miniato, na Toscana, por exemplo, são as mais famosas por suas trufas brancas, cujo quilo pode custar entre R$ 6 e 8 mil reais. Já a trufa negra custa cerca de R$ 3.4 mil o quilo. As informações são de uma matéria publicada pela Revista Food Service News.
Na gastronomia, elas são ingredientes cobiçados e atraentes, servidos em sua forma crua, laminados, por cima das receitas já empratadas. Ficou curioso? Então não deixe de ter essa experiência!
Aqui no Brasil a Tartuferia San Paolo é referência na gastronomia com trufas e já conta com unidades em São Paulo e Curitiba PR. O empresário Lalo Zanini é o responsável por trazer essas iguarias da Europa e criar receitas incríveis com elas, que vão desde o pão de queijo ao polvo grelhado, com preços super acessíveis aos consumidores. O restaurante trabalha com cinco tipos de trufas comestíveis. Não deixem de conhecer e se deliciar!
Deixe um comentário