Até mesmo quem não é TÃO viciado em café talvez já tenha ouvido falar do V60, o coador de café que é o mais famoso do mundo!
Feito pela HARIO, empresa japonesa que inovou o preparo do café e ficou conhecida no mundo inteiro por esse feito, o V60 conquistou o coração de milhares de pessoas ao proporcionar um café de “todo dia” e para “todas as horas” com sabor único, textura super limpa e, de quebra, fácil de preparar!
Mas, antes de falarmos desse produto da marca, queremos compartilhar com você leitor do Ferramentas Gourmet algumas curiosidades sobre a origem da marca fabricante! Hario, na tradução, significa “rei do vidro”. A empresa foi fundada em Tóquio (Japão) e começou as suas atividades em 1921 com a fabricação de artigos de vidro para laboratórios médicos! No entanto, depois da segunda guerra mundial, se viu diante da necessidade de expandir as suas atividades no mercado, focando em novos produtos. Eles lançaram então um sifão de vidro (para o preparo caseiro do café), peça que foi responsável por tornar conhecido o consumo de café no Japão! De lá para cá eles não pararam mais de inovar e revolucionam, a cada novidade, o mercado e o consumo de café!
Agora sim: preparados para conhecer o V60?
O coador mais famoso do mundo é a companhia ideal para o seu dia a dia! E nós assinamos embaixo …
Essa peça, lançada em 2005, deixou importantes marcas na história da Hario – pois como já falamos anteriormente o seu sucesso consolidou a marca no mundo todo. Antes o V60 era produzido em cerâmica e, pouco a pouco, passou a ser feito a partir de outros materiais como plástico, acrílico, vidro e metal! Com isso, as formas de consumir a peça também foram sendo adaptadas, permitindo ao cliente comprar o V60 individualmente ou em conjuntos com filtro e jarra, por exemplo.
Mas afinal de contas, por que V60?
E por que esse coador da Hario é tão diferente dos outros?
A gente te explica =)
O formato dele é quem responde a uma dessas perguntas, na verdade: a peça tem uma angulação que forma um vértice de 60 graus! Assim, surgiu o nome. Legal, né?
E os diferenciais para quem usa a peça são muitos: para fazer o café de todos os dias esse coador vai te proporcionar um café muito mais “limpo”, de sabor único. E isso somente é possível graças ao design do produto que foi habilmente pensado para extrair do café o que ele tem de melhor! Sua forma cônica permite que a água permaneça mais tempo em contato com o pó do café! A Hario também pensou em mais detalhes para garantir o sabor e a qualidade do café, fazendo você se apaixonar por mais essa inovação da marca.
Na lateral do produto tem “espirais” que fazem com que o ar escape com mais facilidade e no fundo do coador existe uma abertura que permite que você escolha a intensidade da bebida, isso mesmo!
Quer saber como?
- Para um café leve, moagem média e fluxo constante da água!
- Para um café médio, moagem fina e fluxo de água constante.
- Para um café mais intenso, moagem fina e fluxo de água lento.
Essas três dicas vão fazer toda a diferença no sabor do seu café, já que a proposta do V60 é um café limpo e sem resíduos!
Ah, e se você não vive sem essa bebida (paixão mundial), clique aqui para ver uma dica super bacana de como montar em casa um cantinho do café super gostoso e cheio de charme!
Para finalizar, uma receitinha pra você usar em casa o seu V60, pois agora que você leu esse post temos certeza de que é questão de horas pra você comprar o seu !!!
Como fazer café usando o meu V60?
1- Escolha a moagem do seu café! Se puder, moa na hora os grãos.
2- Coloque o filtro de papel no coador. Usar Filtro de Papel Hario 02;
3- Escalde o filtro com água quente para retirar as impurezas do papel;
4- Pese o café, afim de definir a proporção de café x água utilizada (pode variar entre 10 a 20ml por grama de café usado). Vale lembrar que quanto menor, mais forte ficará o café. Teste ao seu gosto!
5- Coloque o café no filtro de papel e despeje a água (temperatura entre 92/93 graus) em movimentos circulares a partir do centro na superfície do pó, numa quantidade de aprox. 50g de água. Deixe em pré-infusão de 30 segundos;
6- Despeje o restante de água de forma contínua, sempre iniciando do centro e fazendo movimentos circulares de modo que todo o café seja uniformemente envolvido;
7- Aguarde o término da extração e pronto, hora de servir o café!
Aproveite a experiência.
Deixe um comentário