Demerara, mascavo e refinado são os tipos preferidos quando o assunto é encher o pote de açúcar.
Se você é do estilo “formiguinha” e não vive sem esse ingrediente, é importante saber qual dos tipos de açúcar é o melhor para sua saúde!
O açúcar é um componente da dieta de todos os brasileiros e, conforme o tipo utilizado, pode conter alguns micronutrientes. Embora deva ser consumido com moderação, é importante compreender as principais diferenças entre os diferentes tipos de açúcares disponíveis no mercado para poder fazer a escolha mais adequada, evitando o consumo de apenas “calorias vazias”.
Em relação ao armazenamento, o Ferramentas Gourmet dá a dica: é importante ter um bom utensílio, assim como o açúcareiro da Ceraflame, que é todo feito em cerâmica e tem capacidade para até 350 g. Ele mantém a qualidade, preserva o sabor, evita umidade bem como ainda confere beleza e funcionalidade à sua cozinha. Além disso, a marca, que é de Santa Catarina, disponibiliza diferentes cores incríveis de açucareiros para você decorar a sua casa!
Afinal, você sabe qual é o tipo de açúcar mais usado pelos brasileiros?
Infelizmente é o refinado que, por sinal, é o menos indicado. Mas, temos boas notícias: os hábitos de consumo vêm mudando!
Por isso, para que você embarque nessa com a gente, listamos três tipos de açúcar para você entender melhor esse universo.
Conheça os três tipos de açúcar já bastante utilizados e saiba qual é melhor para sua saúde!
Tipos de Açúcar
Açúcar Mascavo
É um açúcar bruto, escuro e úmido. Ele é extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa pelo processo de refinamento, ele conserva cálcio, ferro, magnésio, potássio e outros sais minerais. Possui gosto parecido com caldo de cana.
Açúcar Demerara
É retirado diretamente do melado de cana. Possui coloração mais clara que o açúcar mascavo e cristais úmidos ou transparentes. Não sofre lavagens ou processos de purificação e não contêm aditivos químicos. Semelhante ao açúcar mascavo apresenta maiores quantidades de sais minerais que o açúcar refinado. Hoje em dia, portanto, é a melhor opção. Ainda mais se for na forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas
Açúcar refinado
É obtido a partir do açúcar cristal. O processo de refinação do açúcar tem início com a dissolução do açúcar cristal, passando em seguida por etapas de clarificação e filtração. O processo de refinamento promove a remoção de vitaminas e minerais, restando apenas sacarose.
Quer saber mais sobre o assunto?
Leia aqui no Guia Saúde Brasil.
CURIOSIDADE:
A Resolução da Anvisa nº 12, de 24 de julho de 1978, define açúcar como a sacarose obtida da cana (Saccoharum officinarum) ou da beterraba (Beta alba, L.) e, menos frequentemente, de outros vegetais, por processos industriais adequados.
O açúcar pode ser classificado como refinado, cristal, demerara, mascavo, entre outros, como os mais recentes açúcar light e de coco. As principais diferenças entre os açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional.
Artigos semelhantes:
Benefícios do açúcar mascavo para sua saúde
Receita de crème brûlée: aprenda a fazer essa delícia francesa em casa
Amaranto, cardamomo e canela: especiarias cheias de benefícios pra sua saúde
Deixe um comentário