O Ferramentas Gourmet sempre fala sobre os temperos, do sabor que eles agregam aos alimentos e dos seus benefícios para a saúde. E hoje, o assunto é um ingrediente bem especial: o açafrão, o tempero mais caro do mundo, considerado uma preciosidade da culinária. Com origem no Irã, o açafrão é cultivado também na Turquia, Índia, Grécia, Espanha e Itália, regiões que utilizam muito a especiaria em sua culinária. Os risotos de açafrão são perfeitos para acompanhar carnes ou peixes. E quem não adora uma paella de frutos do mar?
Embora não seja tão comum por aqui, esse ingrediente alaranjado escuro, de sabor intenso e inconfundível, agrada o paladar dos brasileiros. Sua cor deve-se à presença de carotenoides, que agem como antioxidantes, ajudando a evitar a inflamação do organismo e prevenindo doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer. Além disso, auxilia também no tratamento de problemas digestivos, e atua como ansiolítico e até como afrodisíaco.
Muito difundido há séculos, o açafrão é tradicional não só na culinária, especialmente a mediterrânea, mas também como corante de tecidos.
Mas você imagina por que o açafrão custe tão caro? A iguaria vem dos pistilos de uma florzinha roxa chamada Crocus Sativus. Cada flor possui somente três estigmas que são retirados, manualmente, um a um. Ou seja, para obter 1kg de açafrão seco, são necessárias, em média, 150 mil flores. Já imaginou o trabalho que isso dá?
Após a colheita, os pistilos são tostados, obtendo-se filetes rijos e quebradiços. O ideal é comprar o açafrão nesta forma, pois se armazenado já moído, o tempero pode ter seu sabor alterado. Já o pistilo seco pode ser conservado por até 3 anos em um pote hermético e em local fresco e com pouca luz.
Você sabe a diferença entre o açafrão e o açafrão-da-terra?
Muitas vezes o açafrão é confundido com o açafrão-da-terra, como é conhecida a cúrcuma, que ganhou esse nome pela semelhança de cor dos temperos. No entanto, nota-se a diferença: o açafrão é mais avermelhado e a cúrcuma mais amarelada (como na foto abaixo).
A cúrcuma é um ícone da culinária indiana e sempre foi muito utilizada por populações do sul da Ásia, em pratos como o famoso molho curry. Ela é facilmente encontrada e também produzida no Brasil, e na versão em pó, costuma ser utilizada como “substituta” do açafrão verdadeiro.
Como temperar usando o pistilo seco do açafrão?
- Para soltar a cor, gosto e aroma, você deve deixar os pistilos de molho em água quente, por cerca de 15 minutos, antes de acrescentar o líquido à receita.
- Para evitar a perda do sabor com o calor, o ideal é adicionar parte do açafrão no início do cozimento para melhor extração da cor e o restante no final para destacar o aroma.
- Você pode diluir os pistilos em um caldo e ou até mesmo no leite.
Um prato quentinho e fumegante cai muito bem nos dias de frio, não é mesmo? Que tal preparar uma receita prática e gostosa de creme de abóbora com açafrão, para dar uma turbinada na saúde?
Leia o post sobre os temperos naturais mais comuns aqui no Brasil!
Alcyr
Onde posso comprar o pistilo da flor de alçafrão