Um peixe assado, fresquinho, é uma das coisas mais gostosas de se fazer na praia, não é mesmo? Quando preparado da maneira certa, com facas para peixe adequadas, não restam dúvidas de que vai ficar delicioso! Mas você sabe como escolher, conservar, limpar e temperar os peixes? Continue lendo e confira as dicas que trazemos hoje!
Etapa 1 – A escolha do peixe
Para início de conversa, não custa lembrar: “Peixe bom é peixe fresco”.
Após serem retirados do mar, quanto mais rápido forem consumidos, melhor será o seu sabor. Afinal, o peixe é um produto super perecível! Prefira comprar o peixe em locais que você já conhece e que contam com uma boa estrutura de armazenamento. A temperatura do local onde o peixe fica exposto para a venda também é muito importante. Os peixes frescos devem ser conservados no gelo, entre -1 e 3ºC, os resfriados devem estar no máximo a 3º e os congelados a -12º. Fique atento a outros fatores na hora da escolha: o peixe, mesmo fresco, tem um odor forte característico. Por isso, o jeito mais fácil é observar se as escamas estão brilhantes, bem aderidas ao corpo e as brânquias avermelhadas.
Etapa 2 – Conservação
Agora que sabemos como escolher um bom peixe, vamos à conservação. Depois da compra, limpe a peça com facas próprias para peixe, lave bem e retire todas as vísceras. Guarde o peixe na parte mais fria da geladeira e consuma em até 2 ou 3 dias. Se for consumir após um período maior, o ideal é congelar o pescado. Assim, a validade passa a ser de três meses. Na hora de descongelar, tire do congelador e mantenha o peixe na geladeira, na noite anterior ao preparo. Isso porque se descongelado em água corrente, ele pode estragar. Aí vai uma dica: para não perder o sabor, nem a textura, e evitar contaminação, o peixe não deve ser congelado novamente.
Etapa 3 – Limpeza
Para essa etapa, é importante escolher tábuas de corte e facas para peixe adequadas. Primeiro, separe o suporte ideal, como a tábua de corte Legnoart Chef´s Place, disponível na Manufakt. Inclusive, aqui no Ferramentas Gourmet, já temos dicas de tábuas, você lembra? Agora sim, vamos falar das facas para peixe. Uma delas é a Nesmuk Soul, com uma lâmina estreita, feita em aço nióbio, perfeita para filetar os peixes.
É uma peça que proporciona extrema afiação, fácil manuseio e trabalho sem fadiga. O primeiro passo ao usar as facas para peixe é escamar, mantendo a peça em baixo da água fria. Raspe e retire toda a escama no sentido do rabo à cabeça. Depois, remova as espinhas grandes, pressione os dedos para sentir as menores e puxe-as com uma pinça. Já sem escamas e espinhas, passe sal sobre o peixe para retirar os resíduos e esfregue ½ limão para neutralizar os odores.
Faca fileteira Nesmuk Soul
Etapa 4 – Tempero
Para peixes assados ou grelhados, o tempero pode ser simples: sal e limão. Se você prefere um sabor mais forte, uma pimentinha, manjerona ou tomilho. Já para o peixe frito, o tempero pode ser mais intenso. Sal, limão e ervas deixam a receita uma delícia! E você sabia que o ideal é moer os temperos na hora do preparo, para que eles conservem todo o seu aroma e sabor?
Se você gosta de seguir receitas, deixamos aqui uma para preparar um filé de peixe: 200 ml de azeite, 1 ramo de tomilho fresco, 1 de salsa, 1 dente de alho picado, 1 cebola picada, 1 pitada de colorau, pimenta-do-reino e sal a gosto.
A próxima estação do ano, o verão, é o momento perfeito para consumir peixes frescos. Garanta os equipamentos adequados, os temperos certos, e bom apetite!
Deixe um comentário