Cassoulet Terra Mar
POR Elia Schramm
Chef do Restaurante Laguiole
Tempo de preparo do Cassoulet Terra Mar: 5 horas
Rendimento do Cassoulet Terra Mar: para 5 pessoas
Produto: Assadeira Grande Terrine na cor Cobre
Vinho para harmonizar com o Cassoulet Terra Mar: Innominabile Lote V – Villaggio Grando
Crédito da foto: Tomas Rangel
Ingredientes:
5 camarões VG
1 polvo médio (1.5 kg)
5 lagostins
1 kg de barriga de porco
10 vieiras limpas
1 kg de carré de cordeiro
100g de bacon
2 (300g) xícaras de feijão branco
1 cenoura grande
1 cebola média
2 ramos de aipo
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 tomate maduro
4 mini abobrinhas
4 mini cenouras
3 colheres de sopa de azeite
1 cálice de vinho branco
3 dentes de alho
Brotos e flores comestíveis
Método de preparo
– Polvo: Cozinhe o polvo em água até que fique bem macio. Reserve.
– Para a barriga de porco: Asse a barriga em forno a 140° C em papel alumínio. Quando estiver bem macia, resfrie para facilitar o porcionamento. Corte em pedaços de aproximadamente 200g e reserve. Antes de servir, leve ao forno alto (200°C) até que a pele fique crocante e o pedaço de carne bem dourado.
– Para o feijão: Deixe o feijão branco de molho de véspera. Corte a cebola, cenoura, aipo e dentes de alho em brunoise (cubos) bem fininha. Corte o bacon em cubos pequenos. Derreta o bacon com um fio de azeite numa caçarola e, quando estiver dourado, retire. Escorra o excesso de gordura, junte uma colher de sopa de manteiga e acrescente os legumes cortados. Refogue por 5 minutos em fogo médio. Junte o feijão branco hidratado e escorrido. Refogue por mais 5 minutos, acrescente o tomate cortado sem pele e sem sementes. Agora é hora de deglaçar com o vinho branco, juntar as ervas e cobrir com água fria. Cozinhe em fogo baixo até que o feijão fique bem macio, junte o bacon previamente dourado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acerte o sal e pimenta-do-reino moída na hora.
– Finalização e montagem: Grelhe os camarões, lagostins, polvo e vieiras até que fiquem bem dourados e reserve. Grelhar também a costeleta de cordeiro, sempre tomando cuidado para que ela fique rosada por dentro. Lembre-se sempre de que costeleta de cordeiro bem passada fica dura e ressecada. Reserve. Cozinhe no vapor a abobrinha e a cenoura até que fiquem “al dente”. Reserve.
Disponha o ragú de feijão branco com um pouco do caldo de cozimento no fundo da assadeira que será servida a receita. Disponha as proteínas grelhadas por cima, os legumes e decore com as flores e brotos comestíveis.
Deixe um comentário