Você, assim como nós, é um coffelover? Se a sua resposta é sim fica ligado neste post e, se não, por quê? Será que você já descobriu todas as formas possíveis para degustar esta delicia que a é cara do dia a dia brasileiro? Continue neste post que logo você descobrirá um jeito diferente e muito saboroso de preparar o café usando o Ibrik, quem sabe não está aí o segredo que faltava para o café conquistar seu coração e paladar, não é mesmo?
A forma como preparamos o café é que define qual o sabor e aroma que sentiremos ao degustar. Basicamente, quanto mais tempo o café ficar em contato com a água, mais forte ele será e mais cafeína será liberada. A moagem também interfere, mas aqui, quanto mais fino, mais encorpado ficará o café. Numa escala de mais para menos forte, temos:
- Café Coado no filtro de papel ou pano;
- Café feito na Cafeteira Italiana;
- Prensa Francesa e, por último,
- O Café Turco, e é sobre ele que vamos falar hoje!
O café turco, como é popularmente conhecido, é preparado no Ibrik, um utensilio que pode ser feito de metal ou até mesmo em cerâmica, como os fabricados pela Ceraflame que, além de serem 100% atóxicos e super seguros para preparar a bebida, mantém a temperatura por mais tempo. Você pode comprar agora mesmo clicando aqui.
Vamos aprender a preparar esta delicia?
Para cada 10 ml de água você deve adicionar 1g de café que deve ter passado pela moagem ultrafina, fazendo com que ele realmente vire um pó.
Primeiro adicione a água no Ibrik e acenda a chama. Quando a água estiver fervendo, significa que chegou a hora de adicionar o café. Misture tudo e retire do fogo. Quando a água baixar a temperatura é hora de levar o ibrik ao fogo mais uma vez. Repita o processo três vezes e pronto. Seu café, forte, encorpado e extremamente saboro está pronto para ser servido. Você também pode adicionar outras especiarias como anis, canela e cardamomo para deixar sua bebida ainda mais especial.
Mas peraí, para onde vai o pó do café? Ele fica todo no fundo da xícara e é daí que sugiu o costume de ler a sorte na borra de café. Você já deve ter ouvido falar na cafeomancia. Nós não entendemos muito bem de misticismos, mas trouxemos o significado de algumas imagens que podem aparecer para você na borra. Não custa tentar, não é?
Âncora: sucesso nos negócios;
Árvore: objetivos alcançados em breve;
Bengala: simboliza uma ajuda inesperada;
Buquê: alegria no casamento ou com amizades;
Cachimbo: poderá viver um amor proibido;
Cadeado: mudanças na cidade;
Caixa: um velho amor deverá procurar o consultante novamente;
Castelo: felicidade no amor;
Chaleira: período tumultuado no romance;
Coroa: subir de cargo no trabalho e recebimento de dinheiro extra;
Cruz: brigas e problemas futuros;
Escada: dificuldades pela frente;
Espiral: pessoa querida poderá estar pensando em você;
Estrela: felicidade em todos os setores;
Ferradura: sinal de ganhos inesperados;
Flecha: notícias novas chegarão; se houver pontos em volta, são sinais de más notícias financeiras;
Não encontrou o seu? Clique aqui para consultar outros significados.
Leia também: Café: conheça seus benefícios + uma receita refrescante de Frapê
Fernando
e existe algum tipo de café ou torra adequada para o café turco? tipo um café torra média, intenso e duro ou mole se for o caso?
manufakt
Olá Fernando, tudo bem? Para o café turco o importante é a moagem, que precisa ser muito fina, próxima ao talco. Em relação a torra vai da sua escolha, para agradar ao paladar. Vale o teste para a diferentes torras, mas sempre com uma moagem com a menor gramatura possível. Esperamos ter ajudado. Bom café!