Você já deve ter visto por aqui algumas receitas da 4ª edição especial da revista Sabor Saudável da Ceraflame, não é mesmo? Aproveitamos para trazer mais uma que promete deixar sua família com água na boca nos almoços de domingo. Vamos aprender a preparar o Risoto de Cogumelos com Azeite de Trufas?
Clique aqui para conferir a revista na íntegra 🙂
Tempo de preparo 45 min
Rendimento 4 porções
Para preparar esta delicia você vai precisar de:
- 400 g de arroz arbóreo;
- 50 g de funghi secchi;
- 100 g de cogumelo paris fresco;
- 100 g de shitake fresco;
- 100 g de shimeji fresco;
- 150 g de queijo parmesão ralado;
- 120 ml de cerveja tipo vienna lager Dona Onça;
- 1 cebola média picada
- 2 colheres de sopa de salsinha picada;
- Sal;
- Pimenta do reino branca;
- 100 g de manteiga sem sal;
- 1 litro de caldo de legumes
- Azeite de trufas (brancas ou negras) da Tartuferia San Paolo para finalizar.
Modo de preparo
Coloque o funghi secchi de molho por 20 minutos em duas xícaras de água quente. Coe e reserve o funghi e a água. Misture um caldo de legumes à água coada e mantenha quente. Em seguida, pique o funghi, fatie os cogumelos e o shitake e separe o shimeji em floretes.
Coloque ¼ da manteiga em uma frigideira, salteie todos os cogumelos temperando com sal e pimenta do reino branca e reserve. Em uma panela, refogue a cebola em ¼ da manteiga, adicione o arroz e mexa até ficar transparente. Depois, acrescente a cerveja e mexa até evaporar.
Aos poucos, adicione o caldo, sempre mexendo. Quando o cozimento chegar a metade, acrescente os cogumelos e continue colocando o caldo, mexendo até que o arroz esteja al dente e cremoso. Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo ralado, misturando bem e finalizando com salsa picada e azeite de trufas (brancas ou negras) da Tartuferia San Paolo. Sirva imediatamente.
Além de fazer parte da receita, a Vienna Lager da Dona Onça entra como proposta para harmonização. O risoto de cogumelos, com seu perfil forte e característico, pede uma bebida que aguente a untuosidade ao mesmo tempo que complemente os sabores dos cogumelos.
Leia também: Pimentas no Óleo de Coco e Azeite de Oliva: aprenda a fazer!
Deixe um comentário