Na cutelaria alemã, os modelos de facas são valorizados não só pelo seu desempenho e poder de corte, mas pela beleza de suas formas.
De início, as facas nada mais eram do que pedaços de pedra lascados e que, mais tarde, foram substituídas pelo bronze, com formato fino e mais afiado. Hoje, o aço é o material mais usado na fabricação dos produtos em virtude da sua dureza e resistência.
Com o avanço da tecnologia, as facas estão entre os utensílios mais presentes em nosso dia a dia, seja nas cozinhas de casa ou nas profissionais. Mas quem está à frente do fogão, sabe que a lâmina certa é essencial para a elaboração de um prato, principalmente quando a preparação é a base de carne. Mesmo sendo produzidas em larga escala, ainda há quem fabrique facas de forma artesanal, garantindo resultados únicos.
A arte da cutelaria alemã
É o caso do cuteleiro alemão Ulrich Hennicke, que produz as facas Hohenmoorer em aço carbono e damasco de alta dureza, num processo totalmente artesanal, da lâmina ao cabo. Fabricadas na cidade de Asendorf – Alemanha , cada peça se torna exclusiva, por ser produzida em pequena escala. Isso traz uma identidade única para a faca que impressiona colecionadores, chefs e até mesmo quem nunca teve contato com este produto.
Antes de lançar sua linha de facas, o criador da Hohenmoorer já tinha quase 20 anos de experiência na fabricação de facas e cutelos. Hoje, as facas artesanais produzidas por Ulrich Hennicke são referência mundial e o cuteleiro alemão é considerado um grande mestre no trabalho com altas temperaturas em metais.
Aço carbono e aço damasco
As facas artesanais de aço damasco da Hohenmoorer são as mais exclusivas, feitas com 240 camadas do aço. Após sucessivas dobras, a lâmina obtida tem excelente retenção do fio de corte, além de um grau ideal de flexibilidade e dureza.
Um dos modelos da Hohenmoorer feito com aço damasco é a faca Santoku. A lâmina tem 16,5 cm de comprimento e 2,6 mm de espessura, com uma dureza de 62-64 HRC. O nome dessa faca simboliza seus três usos principais: picar, fatiar e cortar: “Santoku”, em japonês, significa “três virtudes”.

Faca Santoku
Outra peça ícone da marca alemã é a faca de legumes Y3 , com tripla camada de aço carbono e cabo em carvalho defumado. A peça feita na Alemanha faz referência a uma faca vegetal japonesa – o Nakiri – sendo ideal para cortar legumes ou ingredientes mais macios.

Faca Y3
Os modelos Santoku e Y3, da Hoohenmoorer, estão disponíveis na Manufakt!
Deixe um comentário